sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SOBERANIA.

Naquele dia, no meio do jantar, eu contei que tentara pegar na bunda do vento — mas o rabo do vento escorregava muito e eu não consegui pegar. Eu teria sete anos. A mãe fez um sorriso carinhoso para mim e não disse nada. Meus irmãos deram gaitadas me gozando. 
O pai ficou preocupado e disse que eu tivera um vareio da imaginação. Mas que esses vareios acabariam com os estudos. E me mandou estudar em livros. Eu vim. E logo li alguns tomos havidos na biblioteca do Colégio. E dei de estudar pra frente. Aprendi a teoria das idéias e da razão pura. 
Especulei filósofos e até cheguei aos eruditos. Aos homens de grande saber. 
Achei que os eruditos nas suas altas abstrações se esqueciam das coisas simples da terra. Foi aí que encontrei Einstein (ele mesmo – o Alberto Einstein). Que me ensinou esta frase: A imaginação é mais importante do que o saber. Fiquei alcandorado! E fiz uma brincadeira. Botei um pouco de inocência na erudição. Deu certo. Meu olho começou a ver de novo as pobres coisas do chão mijadas de orvalho. E vi as borboletas. E meditei sobre as borboletas. Vi que elas dominam o mais leve sem precisar de ter motor nenhum no corpo. (Essa engenharia de Deus!) E vi que elas podem pousar nas flores e nas pedras sem magoar as próprias asas.

E vi que o homem não tem soberania nem pra ser um bentevi.

- Manoel de Barros -

............................... 

“Feliz aquele que transmite o que sabe e aprende 
o que ensina”. 
(Cora Coralina)
PARABÉNS PROFESSOR !

11 comentários:

  1. Simples e forte.
    E nem vai ter, pois a beleza está na simplicidade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sil querida
    "Sem magoar as próprias asas"... Lindo!!!
    Passo também para agradecer a sua visita ao meu Blog, ofertar-lhe um selinho feito exclusivamente para meus seguidores pelas 30.000 visitas e dizer-lhe meu muito obrigada pelo carinho e amizade.
    Nosso trabalho honesto como blogueiro(a) engrandece o nome do nosso Criador.
    Tenha excelente fim de semana!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Belíssima a sua postagem Silvana, adorei o texto que escolheu do escritor e poeta Manoel de Barros. Ele é sensacional, quanta sabedoria em palavras! Parabéns a todos os professores e mestres que nos ensinaram mais do que teorias, mas, sim, lições de vida, de humanidade!! Boa noite, bom final de semana, beijos :)

    ResponderExcluir
  4. O Guardião do seu blog, o Tozinho é lindo!! Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito deste texto construído com metáforas que lhe conferem muita graça e o tonam leve como as asas das borboletas.
    Uma escolha muito acertada.

    ResponderExcluir
  6. Olá Silvana, adorei este texto.

    Boa semana

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Menina, a soberania do reino animal sobre o homem jamais será transposta.
    Lindo...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Bjs, gostei do post tenha um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  9. Manuel de Barros é maravilhoso.
    Feliz Dia do Professor para todos nós!!!

    =*

    ResponderExcluir
  10. Oi, amiga Silvana. Estou em Beagá de passagem, mas vim aqui para lhe felicitar pelo seu dia, que já foi também o meu dia, nos tempos em que ensinava. Mas, não! Ainda ensino os meninos da escola pública perto do meu sítio, dando reforço escolar voluntariamente (ensinar é algo que nunca nos deixa!). Pois é meu dia também! Vamos celebrar. Amei esta postagem, é muito bela e verdadeira. Beijos

    ResponderExcluir