quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O RESTO É SILÊNCIO.

"E então ficamos os dois em silêncio, tão quietos
como dois pássaros na sombra, recolhidos
ao mesmo ninho,
como dois caminhos na noite, dois caminhos
que se juntam
num mesmo caminho...
          .
Já não ouso... já não coras...
E o silêncio é tão nosso, e a quietude tamanha
que qualquer palavra bateria estranha
como um viajante, altas horas...

Nada há mais a dizer, depois que as próprias mãos
silenciaram seus carinhos...
Estamos um no outro
como se estivéssemos sozinhos... ".

- J.G. de Araújo Jorge -
...................

José Guilherme de Araújo Jorge, mais conhecido como J. G. de Araújo Jorge, foi  poeta e político brasileiro. Nasceu em 20 de maio de 1914, na Vila de Tarauacá, Estado do Acre. Filho de Salvador Augusto de Araújo Jorge e Zilda Tinoco de Araujo Jorge.
Sobrinho do embaixador Artur Guimarães de Araujo Jorge, (autor de inúmeras obras  sobre Filosofia, História e Diplomacia), sobrinho neto de Adriano de Araujo Jorge , médico, escritor, grande orador, que foi Presidente perpétuo da Academia Amazonense de Letras, e do Prof. Afrânio de Araujo Jorge, fundador do Ginásio Alagoano, de Maceió.Foi conhecido como o "Poeta  do Povo e da Mocidade", pela sua mensagem social e política e por sua obra lírica, impregnada de romantismo moderno, mas às vezes, dramático.
Faleceu em 27 de Janeiro de 1987.
Foi um dos poetas mais lidos, e talvez por isso mesmo, o mais combatido do Brasil.

(ver biografia completa)

4 comentários:

  1. Oi, Silvana, foi bom o feriado? Espero que sim.
    Pois é, relacionamentos longos tendem ao silêncio. Apenas tendem... Não seria assim se cada um tivesse vida própria e interesses individuais para partilhar com o outro. É verdade que o desejo arrefece, mas a cumplicidade pode ser alimentada no dia a dia. Sei disso porque completei 34 anos de casamento e 62 de vida e meu marido e eu temos muito prazer na companhia um do outro. Tolerância, gentileza, cuidado e respeito... Um beijo carinhoso para você.

    ResponderExcluir
  2. eu adoro os poemas de JG ARAUJO. e' um dos poetas que fazem parte do meu blog lacos de poesia. parabens pela escolha. fico sempre feliz quando vejo alguem dando a conhecer a arte de escrever dos outros... um resto de boa semana

    ResponderExcluir
  3. Definitivamente, o Brasil não trata bem seus poetas... Adorei ver teu Tozinho. Parece irmão gêmeo do meu Bono. :) beijo!

    ResponderExcluir