domingo, 31 de outubro de 2010

A AGENDA.


Um homem chamado Cordeiro abre a agenda em cima da sua mesa de trabalho e vê escrito:
"Comprar arma”.
Ele não se lembra de ter escrito aquilo. Como tem agenda justamente para ajudá-lo a se lembrar das coisas, compra uma arma, mesmo não sabendo para quê.
No dia seguinte, vê na agenda: "Marcar almoço com Rodrigues."
Mais uma vez, não se lembra de ter escrito aquilo, nem tem qualquer razão para almoçar com o canalha do Rodrigues. Mas marca o almoço. Durante o qual ouve do canalha do Rodrigues a notícia de que pretende se afastar da companhia e vender sua parte ao canalha do Pires, que assim terá a maioria e mandará na companhia, inclusive no Cordeiro.
Cordeiro insiste para que Rodrigues venda sua parte a ele e não ao Pires, mas Rodrigues ri na sua cara e ainda por cima não paga a sua parte no almoço.
Naquela tarde, Cordeiro vê na sua agenda: "Matar Rodrigues. Simular assalto." E o dia e a hora em que deve acontecer o assassinato, sublinhados com força.
E na mesma folha: "Providenciar álibi: lancha."
Lancha? Cordeiro vira a página. Lá está o plano, meticulosamente detalhado. Sair com a lancha no domingo, assegurando-se de que todos no clube o vejam sair com a lancha, encostá-la em algum lugar ermo onde deixou seu carro no dia anterior, ir de carro até a casa de Rodrigues, matá-lo, jogar a arma fora, voltar de carro para a lancha e voltar de lancha para o clube, onde todos o veriam chegar como se nada tivesse acontecido. É o que faz.
Na segunda-feira, Cordeiro arregala os olhos e finge estar chocado quando chega à firma e ouve do Pires a notícia de que houve um assalto no fim de semana e o Rodrigues foi baleado, e está morto.
Pires revela que estava desconfiado de que Rodrigues iria vender sua parte na companhia a Cordeiro. Pretendia marcar um almoço para discutir o assunto com o canalha do Rodrigues, mas no dia Rodrigues dissera que tinha outro compromisso para o almoço.
Na saída do escritório, Pires diz que na última reunião dos três sócios tinha saído por engano com a agenda do Cordeiro e pergunta se por acaso o Cordeiro não ficou com a sua agenda.
Ou então:
Na segunda-feira, Cordeiro arregala os olhos e finge estar chocado quando chega à firma e ouve do Pires a notícia de que houve um assalto no fim de semana e o Rodrigues foi baleado, e está morto.
Os dois marcam uma reunião para tratar do que fazer com a parte do Rodrigues, mas não chegam a um acordo e brigam. Naquele mesmo dia, Cordeiro vê escrito na sua agenda: "Incriminar Pires."
É o que faz. Orientado pela agenda, consegue plantar pistas falsas e convencer a polícia de que Pires matou Rodrigues porque este pretendia vender sua parte na firma a Cordeiro. Com Pires afastado, Cordeiro assume o comando da firma e a faz crescer como nunca - sempre seguindo as ordens da agenda, que não erra uma.
Até que um dia a agenda lhe manda juntar todo o dinheiro em caixa na firma, vender o que for possível para levantar mais dinheiro e jogar tudo na bolsa. "Agora!", ordena a agenda.
 
- Luís Fernando Veríssimo - 

13 comentários:

  1. Incrível esse texto, Silvana!
    Também, Luís Fernando Veríssimo...
    Adorei o post!
    Bom domingo!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Isto é um caso policial dos nossos dias.
    Muito bem imaginado e construído.

    ResponderExcluir
  3. \o/
    Sei que vais ter insônia de tanto pensar quem sou eu...rsrsrsrsrs...que passou por aqui e fez...
    \o/
    para a tua postagem!
    Beijo...sempre 1/2 beijo...rsrsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  4. Ui, esta é uma história policial.

    Vou ter medo de agendas.
    Abraço
    Boa semana

    ResponderExcluir
  5. Oi, Silvana querida, estou de volta a BH e à blogosfera. Muito interessante este texto, como de resto todos os que você publica. Surrealista esta agenda: tem vida própria, ou emtão seu dono, o Cordeiro, carece de umas sessões com o analista de Bagé. O que acha? Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ter um roteiro traçado...mesmo que equivocado! É o sonho de consumo de muitos...eu estava precisando de uma agenda guru, mas não tão macabra assim!rs rs rs

    ResponderExcluir
  7. Excelente escolha!
    Luís Fernado Veríssimo é maravilhoso.

    Quanto a sua visita ao Vórtice, fico grata
    com suas ternas palavras. Um encanto!
    Pena que não consegue add, mas não há bloqueio lá. São coisas da net mesmo, você tenta outro dia.

    Be:)os meus.

    ResponderExcluir
  8. Excelente escolha. Veríssimo é um monstro da nossa literatura!! Pura cultura!

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que prazer imenso visitá-la no dia de "Veríssimo"!
    Agradeço a visita ao olhardeperto e retribuo a gentileza das suas doces palavras!
    Beijinho terno! Volte sempre, será muito bem recebida!

    ResponderExcluir
  10. LFV é simplesmente genail.


    Seguindo... Quando puder, me faça uma visita: http://omundosobomeuolhar.blogspot.com/

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Por isso eu deixei de usar agenda há muito...
    Prefiro correr o hipotético risco de me esquecer de um compromisso, do que me tornar assassino por culpa da agenda de outrém!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela escolha do texto, sempre muito, inteligente. Beijos.

    ResponderExcluir