segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ESTÂNCIAS.

"O que eu adoro em ti não são teus olhos,
teus lindos olhos cheios de mistério,
por cujo brilho os homens deixariam
da terra inteira o mais soberbo império.

O que eu adoro em ti não são teus lábios,
onde perpétua juventude mora,
e encerram mais perfumes do que os vales
por entre as pompas festivais da aurora.

O que eu adoro em ti não é teu rosto
perante o qual o marmor descorara,
e ao contemplar a esplêndida harmonia
Fídias, o mestre, seu cinzel quebrara.

O que eu adoro em ti não é teu colo,
mais belo que o da esposa israelita,
torre de graças, encantado asilo,
aonde o gênio das paixões habita.

O que eu adoro em ti não são teus seios,
alvas pombinhas que dormindo gemem,
e do indiscreto vôo duma abelha
cheias de medo em seu abrigo tremem.

O que eu adoro em ti, ouve, é tu'alma,
pura como o sorrir de uma criança,
alheia ao mundo, alheia aos preconceitos,
rica de crenças, rica de esperança.

São as palavras de bondade infinda
que sabes murmurar aos que padecem,
os carinhos ingênuos de teus olhos
onde celestes gozos transparecem!...

Um não sei quê de grande, imaculado,
que faz-me estremecer quando tu falas,
e eleva-me o pensar além dos mundos
quando, abaixando as pálpebras, te calas.

E por isso em meus sonhos sempre vi-te
entre nuvens de incenso em aras santas,
e das turbas solícitas no meio
também contrito hei-te beijado as plantas.

E como és linda assim! Chamas divinas
cercam-te as faces plácidas e belas,
um longo manto pende-te dos ombros
salpicado de nítidas estrelas!

Na doida pira de um amor terrestre
pensei sagrar-te o coração demente...
Mas ao mirar-te deslumbrou-me o raio...
tinhas nos olhos o perdão somente!".

- Fagundes Varela -

18 comentários:

  1. ♫°° Amiga,

    °º♫ Desejo para 2011
    ° • ♫ "O sonho realizado...
    °º ♫°° ♫♫ O amor esperado...
    ° ·. •*• ♫ A esperança renovada..."

    Bj♥s
    Minas °º♫
    °º
    ° ·.

    ResponderExcluir
  2. Uauuuuuuu! Quero que alguém me adore assim em 2011! Belíssimo poema romântico ,pura poesia. Desejo a você muita alegria,sonhos realizados, prosperidade, saúde, paz e muito amor pra colorir tudo isso amiga! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  3. Tão delicado! Tão bem escrito! Eis o que eu adoro neste blog! Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Belo, extremamente belo texto!

    Feliz 2011! bjssssssss

    ResponderExcluir
  5. Concreto&Abstrato mudou para http://peloapelodapena.blogspot.com (coisas do ano novo).
    Como sou analfabyte, mudei sem querer o link para o “concretos”. Me link again.
    Beijos, Sidnei
    (Um ano novíssimo cheio de saúde e poesia)

    ResponderExcluir
  6. Ôi Silvana!
    Que magnífico jeito de amar e ver a outra pessoa.
    É a verdade do amor.
    Beijão e um feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  7. Palavras de bondade infinda para o ano novo.

    Um bom ano.

    ResponderExcluir
  8. Passando apenas para te desejar um Maravilhoso Ano Novo e dizer-te que....quero que chegue até ti, a brisa amiga da felicidade junto da caridade, quero que
    as luzes deste Novo Ano, iluminem teus sonhos e que a alegria desse dia possa ser compartilhada com as pessoas que fazem
    parte de tua vida.

    Um grande beijinho e Feliz Ano Novo.

    SOL

    ResponderExcluir
  9. .

    O que eu adoro em ti não é o olhar
    de fuga que vejo nos ladrões.
    O que eu adoro em ti não é a fome
    que encerra ou mata os sonhos do
    cidadão.
    O que eu adoro em ti não é o oceano
    onde desaguam os rios e a minha vista
    mora.
    O que eu adoro em ti é este jeito meio
    sem jeito de falar que gosta, mesmo
    sem gostar.

    silvioafonso.




    .

    ResponderExcluir
  10. Olá Silvana, Belas palavras.

    Um beijo e Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  11. olá não conhecia seu blog, mas tou fazendo uma visitinha e tou sensibilizada com a sua escrita.
    pode crer que vou passar por aqui mais vezes para comentar.Também já me tornei sua seguidora. Quando quiser passar no meu blog e deixar um comentário tá à vontade para o fazer
    odeclinardosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pela visita,
    que belo e maravilhoso blog esse seu de poesias, alás, são simplesmente maravilhisas diga-se de passagem. Concordo com o comentário que você fez no meu blog. Ronaldinho Gaúcho é um abuso.

    ResponderExcluir
  13. Silvana, adoooorei esse lugar aqui!!! Amo poesias! Me delicio com cada linha escrita por esses poetas e poetisas..

    Visitarei SEMPRE!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  14. OI, Sil
    Passo,com calma,pra desejar-lhe um Novo Ano cheio de paz e prosperidade em todos os sentidos...
    Cheguei anteontem de viagem...
    As minhas férias foram deliciosas... Junto à família tudo é bom demais!!!
    Vc contribui para o engrandecimento da blogosfera. Parabéns pelas belas escolhas!!!
    Bjs com gostinho de início de ano

    ResponderExcluir
  15. ...Estou passando, para trazer uma pequena reflexão, e desejar-te uma maravilhosa semana...

    "Não interrompa uma pessoa que lhe conta algo que você já sabe. Uma história nunca é contada duas vezes da mesma maneira e é sempre bom ter mais uma versão.""
    [Golbery do Couto e Silva]


    Paz e bem:

    Leandro Ruiz

    ResponderExcluir