domingo, 19 de dezembro de 2010

O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA.


Tenho um livro sobre águas e meninos.
Gostei mais de um menino
que carregava água na peneira.

A mãe disse que carregar água na peneira
era o mesmo que roubar um vento e sair
correndo com ele para mostrar aos irmãos.

A mãe disse que era o mesmo que
catar espinhos na água
O mesmo que criar peixes no bolso.

O menino era ligado em despropósitos.
Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos.
A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio
do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
e até infinitos.

Com o tempo aquele menino
que era cismado e esquisito
porque gostava de carregar água na peneira

Com o tempo descobriu que escrever seria
o mesmo que carregar água na peneira.

No escrever o menino viu
que era capaz de ser
noviça, monge ou mendigo
ao mesmo tempo.

O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.

Foi capaz de interromper o vôo de um pássaro
botando ponto final na frase.

Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela.

O menino fazia prodígios.
Até fez uma pedra dar flor!
A mãe reparava o menino com ternura.

A mãe falou:
Meu filho você vai ser poeta.
Você vai carregar água na peneira a vida toda.

Você vai encher os
vazios com as suas
peraltagens
e algumas pessoas
vão te amar por seus
despropósitos.

(Manoel de Barros)

VISITE:
http://www.silnunesprof.blogspot.com

37 comentários:

  1. Esse Seu Manoel adorava aprontar das suas desde pequeno...

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo...
    Bj e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Nossa!
    Que texto lindo!
    Perfeito!
    Adorei ter lido, já que não conhecia! Ganhei a minha segunda hoje.

    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  4. Esse belo poema,ouvi hj na voz do Juca de Oliveira na band news. Manoel de Barros é um dos principais autores contemporâneos do nosso país, temos sim que reverenciá-lo sempre como vc fez.

    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Grande Manoel de Barros, sempre bem-vindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Puxa, enquanto eu lia, me imaginava carregando água na peneira, espalhando por aí os meus versos, às vezes, incompreendidos, versos que depois evaporam, viram nuvens e caem sobre quem sonha com as estrelas penduradas no dia...

    MARAVILHOSO TEXTO!

    Voltarei sempre!

    Chris Amag

    ResponderExcluir
  7. Que lindo...que espontâneo...que delícia brincar com as palavras...
    Linda semana pra você flor amiga!!!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso amada.
    Beijosssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Segunda-feira maravilhosa, dois encontros de vida...duas lembranças encantadoras...duas saudades de mim. Obrigada por ter me proporcionado esta volta linda por mim mesma.Bjs.

    ResponderExcluir
  10. "e algumas pessoas
    vão te amar por seus
    despropósitos."

    Final mais que excelente!
    Sem comentários para esta prodigiosa postagem.

    Meus parabéns e ótima semana!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Minha querida amiga
    lindissimo esse poema...adorei.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  12. Amo este texto e toda vez que o leio, sinto preencher o meu vazio com os seus despropósitos.

    ResponderExcluir
  13. Que lindo!! Não conhecia esse poema. Estou encantada com ele. Quanta leveza, quanta verdade e magia, assim como seu blog. Ele é uma graça! Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Fabuloso! Amei este texto que tão bem exprimiu os desejos sonhadores de um menino, que sem saber nasceu poeta...

    Um beijo, Ava.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia.

    Muito bonito, nada a falar só reler e reler...

    Com o tempo aquele menino
    que era cismado e esquisito
    porque gostava de carregar água na peneira

    Com o tempo descobriu que escrever seria
    o mesmo que carregar água na peneira.

    Te desejo uma ótima semana.

    Renata
    http://renatagomesdefarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Te vi lá entre meus seguidores e caminhei no teu rastro...Encontrei aqui sensibilidade e poesia da melhor qualidade. Também te
    sigo para não correr o risco de te perder. Obrigada pelo lindo recadinho que esparramou um perfume de essencias lá no meu Solidão de
    Alma. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  17. Nossa que lindo isso, quantos poetas temos espalhados por toda essa vida,não é mesmo?
    Todos nós temos um poeta dentro de nós... todos nós!
    Adorei seu blog,lindo esse espaço,vou te seguir e vim sempre.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  18. Aqui, há muitos que querem tapar o sol com a peneira, carregar água ainda não vi nenhum, mas entendi a mensagem que o Manuel de Barros quis transmitir.

    um beijinho,
    José.

    ResponderExcluir
  19. Olá Silvana,
    navegando na web, ancorei aqui e adorei. estive, também, visitando seu outro blog que, alías, muito bom também.

    Manoel de Barros talvez seja o maior poeta brasileiro ainda vivo, se nao é, para mim é...rs.
    esses dias li o Livro das Ignorãças e fiquei imaginando como pode um autor fazer tao bem o uso da palavra.

    Um abraço a ti e Parabéns pelos blogs.
    (vou seguir, para não perder o rastro...rs)

    daufen bach.

    ResponderExcluir
  20. Que poder há nas palavras!
    Vasto é o campo da imaginação, quando para criar mundos, usamos uma ferramenta tão poderosa! A palavra!

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Manoel de Barros é um menino especial que traz de volta a ternura

    boa semana!

    ResponderExcluir
  22. Talvez eu não queira ler vazios preenchidos, eu quero que alguém preencha meu vazio sem palavras, mas que seja com olhares. Bjos!

    ResponderExcluir
  23. Uma prosa em estilo de poema, mas tão linda! Adorei o ritmo, o compasso, o tema... que mais me faltaria adorar?
    Grato pela partilha

    ResponderExcluir
  24. Esse é o retrato de um poeta.

    Bela postagem.

    bjs

    ResponderExcluir
  25. É um misto de singeleza e grande profundidade,que só mesmo uma alma materna poderia detectar.
    Qual de nós já não tentou (de forma metafórica é lógico) carregar água numa peneira ?
    O difícil mesmo é mostrar aos amigos.
    Por isso sempre reafirmo a minha admiração pela tecnologia moderna que inclui a internet e em conseqüência os Blogs , que levam nossos devaneios a terras distantes,e trazem outros tantos até nós .como você divulgando essa obra para apreciação de tantos que comentaram.
    Parabéns a você ,ao poeta e a todos, nós que podemos usufruir tanta coisa bela .
    Muita paz

    ResponderExcluir
  26. Como não comentar...? Belo poema! Lindo blog! Um encantamento só... Meus parabéns por usar tão bem esse espaço e obrigada ainda por compartilhar ,acabo de me tornar sua seguidora, um bjo grande e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  27. Olá, amiga
    Sempre haverá alguém que entenda o diferente...
    Hoje, Domingo, está postado o meu cartão virtual para você que me acompanha com tanto carinho e amizade nesse ano de 2010...
    Obrigado pela amizade e que Deus recompense seu incentivo ao meu Blog!!!
    BOAS FESTAS!!!
    Abraços e bjs festivos
    Roselia

    ResponderExcluir
  28. As peneiras do mundo tapam aquilo que não queremos ver, dando-no o que queremos ver. Belo poema.

    Bom Natal

    ResponderExcluir
  29. Como é excelente a selecção de autores que organiza!
    Para si, sua Família e amigos, desejo um Feliz Natal e um Óptimo Ano de 2011 !
    Abraço

    ResponderExcluir
  30. Adorei o poema, todas as palavras fazem com que vc reflita sobre tudo a sua volta!!! Parabéns

    ResponderExcluir